About

Projetos

Conheça alguns de nossos projetos

Nossos Projetos

A Interáguas sempre procurou desenvolver suas atividades em suporte aos pequenos municípios, tanto que logo após a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, desenvolveu e disseminou em parcerias com outras instituições, ferramentas de controle e planejamento com uso de ferramentas para aprimoramento da gestão municipal.

Projeto 1

O carro chefe da Interáguas tem sido a tratamento de águas residuárias por intermédio da cultura do bambu, em parceria com Organização Pan-americana da Saúde-OPAS/Organização Mundial da Saúde - OMS e Ministério da Saúde, onde desenvolveu projetos nos municípios de Montes Claros e Serra do Salitre em Minas Gerais. Trata-se de tecnologia desenvolvida por encomenda União Europeia a uma empresa Belgo-portuguesa, no projeto Bamboo for Europe (2000).

Projeto 2

Projeto de Consolidação do Parque Estadual do Desengano e seu entorno, em contrato assinado em 30 de maio de 2005, com a El Paso Rio Claro. Além de melhorias em sua infraestrutura, inclui a elaboração do Plano de Manejo e Diretor e o Programa de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis.

Projeto 3

Serviços de consultoria para Concepção e Proposição do Modelo de Arranjo Institucional para implementação do Subprograma de Desenvolvimento Sustentável para o Semi-Árido Brasileiro – PROÁGUA/SemiÁrido, com base na modelagem das experiências de outros projetos financiados pelo Banco Mundial como o PMSS II, o REFORSUS, o PRONI, o PAPP, o Projeto Áridas e o PROSANEAR II.

Projeto 4

Serviços de consultoria para realização Plano Estratégico 1998-2000 e do Estudo de Modelagem para definição da atuação da SRH/MMA, conforme estabelecido na Lei nº 9.433/97, abrangendo: a configuração institucional para a Secretaria, enquanto Poder Concedente da Outorga pelo direito de uso e exploração da água; a definição dos marcos regulatórios para o sistema de outorga e de cobrança pelo uso da água; e, a definição dos marcos regulatórios para participação de entidades públicas e privadas na construção e operação de projetos para exploração sustentável da água, nas bacias hidrográficas de domínio da União.

Projeto 5

Serviços de consultoria para para o Desenvolvimento e Implementação do Sistema Nacional de Cadastro de Consultores Subprograma de Desenvolvimento Sustentável de Recursos Hídricos para o Semi-Árido Brasileiro - PROÁGUA/Semi-Árido, incluindo o cadastro on line e via Internet, o cadastramento de interessados, os procedimentos de utilização do cadastro; apoio ao start up do processo de licitação e contratação das ações previstas nos Planos Operativos 1998/99.

Projeto 6

Serviços de consultoria para Concepção do Programa de Desenvolvimento Rural Integrado do Semi-Árido no Estado de Minas Gerais, compreendendo o desenvolvimento das seguintes etapas: Diagnóstico e Concepção; Detalhamento Técnico dos Projetos; Dimensionamento dos Custos dos Projetos; Arranjo Institucional para Implementação do Programa; Marcos Regulatórios necessários à implementação do Programa; e, Avaliação Econômico-Financeira dos Projetos e Estudos de Viabilidade Global do Programa.

Projeto 7

Serviços de consultoria para desenvolvimento do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais – PERH-MG, nos termos da Lei 9433, compreendendo as seguintes Fases: Diagnóstico institucional e regulatório, Compatibilização e Alinhamento Estratégico com os Marcos Regulatórios; Diagnóstico Regional, Prognóstico e Articulação; Elaboração das Diretrizes, Planos de Ação e Planos de Investimento e financiamento. Arranjo Institucional e Capacitação dos Agentes para Implementação do Plano.

Projeto 8

Serviços de Consultoria para preparação do Plano Estratégico de Reforma do Estado de Goiás, compreendendo a elaboração da proposta de readequação constitucional, o desenvolvimento dos estudos de viabilidade técnica e definição dos marcos regulatórios e para o Programa Estadual de Desestatização, Privatizações e Concessões. Como parte dos trabalhos foi desenvolvido d Regimento Interno do Conselho Estadual de Desestatização, instituído pelo Decreto nº 4575 de 18/10/96.

Projeto 9

Serviços de consultoria de modelagem institucional e operacional para envolvimento do setor privado na realização de projetos de investimento e exploração de serviços públicos de recursos hídricos e saneamento ambiental, através do financiamento de concessões, contratos de BOT/-BOO ou venda de ativos. Os trabalhos resultaram na concepção do Programa de Ampliação da Participação do Setor Privado na Gestão de Recursos Hídricos (investimento orçado em R$ 957 milhões para cinco anos) a ser implementado através de parceria com o BNDES e com o apoio de Agências Multilaterais. Os serviços compreenderam a concepção e dimensionamento do Programa; o estudo de viabilidade; o estudo de project finance; e a definição dos marcos regulatórios e critérios de acesso das empresas privadas, via contratos de concessão, BOT/BOO ou venda de ativos.

Projeto 10

Serviços de Consultoria Especializada para desenvolvimento do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais – PERH-MG, nos termos da Lei 9433, compreendendo as seguintes Fases: Diagnóstico institucional e regulatório, Compatibilização e Alinhamento Estratégico com os Marcos Regulatorios; Diagnóstico Regional, Prognóstico e Articulação; Elaboração das Diretrizes, Planos de Ação e Planos de Investimento e financiamento. Arranjo Institucional e Capacitação dos Agentes para Implementação do Plano.