About

Sobre nós

A gestão do capital intelectual é mais do que apenas gestão do conhecimento ou da propriedade intelectual

Histórico

Um grupo de profissionais com bastante experiência tanto nos serviços públicos e privados sentiram a necessidade de unirem seus conhecimentos e vivências para melhor servir à sociedade. Dessa forma, surgiu a ideia da criação da Interáguas que com o domínio do conhecimento de cada um, suas experiências, tecnologia organizacional e habilidades profissionais realizarão com uma nova abordagem e ótica os serviços que a comunidade necessita, buscando sempre uma equidade.

Além desses fatores que levaram à criação da Interáguas, analisando o ambiente, a nova percepção do capital intelectual e as perspectivas do país, visualizou as transformações causadas pelas sucessivas crises nas quais passam o país. Dessa forma, um novo enfoque do papel do Estado e da iniciativa privada precisa passar por transformações em que se abrem novas perspectivas de atuações, demandando serviços de organizações não governamentais.

A essência da existência da Interáguas é: a gestão do capital intelectual é mais do que apenas gestão do conhecimento ou da propriedade intelectual. O capital intelectual é de fato a alavancagem do capital humano e estrutural combinados. O acervo da Interáguas é o acervo de cada um de seus membros, é uma sociedade do conhecimento a serviço de todos. Para isso, buscou-se, ter-se claro que a gestão do capital intelectual é mais do que apenas gestão do conhecimento ou da propriedade intelectual. O capital intelectual é de fato a alavancagem do capital humano e estrutural combinados.

A estrutura da Interáguas é matricial e adequada a cada projeto que participa. Incentiva e patrocina seus profissionais a aperfeiçoarem suas experiências e conhecimentos, muitas vezes colocando todos seus ativos à disposição de um de seus associados para trazer o conhecimento para dentro da instituição e dele todos participarem e usufruírem. Isto demanda tempo e esforço, mas tem suas vantagens, pois pela idade de seus membros está promovendo uma transferência de conhecimento dos mais velhos para os mais novos, a construção do patrimônio do conhecimento.